segunda-feira, 19 de abril de 2010

Minha vontade ou vontade de Deus?

Não há como fugir. Tento, mas não consigo. "A boca fala do que o coração está cheio", então, aqui estou novamente para falar de cristianismo.

Aos meus amigos não-cristãos, tenham isto como uma leitura incomum, algo pra você conhecer, analisar, discordar ou quem sabe até concordar! ;) E por incrível que pareça, não só vocês podem vir a discordar, como até mesmo meus próprios amigos cristãos! :)

Desde a reforma do cristianismo - mais especificamente a chamada Reforma Protestante; monges, teólogos, pastores, historiadores têm discutido diversos temas bíblicos. Cada um quer ter a razão. Cada um quer persuadir/convencer o outro. Do que tenho estudado, humildemente tenho que reconhecer que todos estes famosos teólogos e reformadores soam bastante coerentes em suas explicações, o que acaba me deixando um pouco indecisa quanto a que posição tomar em determinados assuntos. Optei por reconhecer que nada sabemos (pra não ser tão radical, talvez seja melhor afirmar que quase nada sabemos). Tentamos, mas não sabemos.

Uma vez salvo sempre salvo? Grande tribulação antes ou depois da volta de Cristo? Dança na igreja? Dança fora da igreja? Alcool? Fumo? Eleição para salvação? Deus escolheu alguém pra eu casar? Guardar o sábado? Livre arbítrio? Aiai... Que delícia!

É ótimo estudar, debater, contestar; mas ao fim é bom saber que com o tempo, com a experiência, com os estudos sua opinião pode mudar. E olha que muda! Tem acontecido bastante comigo. Muitas vezes pensei: "oh, aquilo é totalmente inaceitável" ou "isso sim é certo, é assim mesmo que deve ser"! E com o tempo, o que achava certo, agora vejo que é indiferente; o que achava errado, agora acho certo. Ano que vem, talvez eu pense diferente de novo! Ô coisa boa! Mudanças têm prós e contras, mas sempre tento me apegar mais aos prós!

Bom, essas frases introdutórias são pra dizer que quando eu tinha 18 anos, através de conversas com um amigo, vários de meus conceitos e preconceitos foram se modificando. Aquela época foi um marco em minha jornada cristã e desde então tenho buscado mais e mais. É incrível como vamos sendo moldados. Viagens, livros, pessoas, acontecimentos, experiências - tudo nos molda, quando estamos abertos e dispostos! Ao revirar uns arquivos no meu computador, achei umas anotações que fiz ano retrasado, eu acho, de um papo com este amigo de longa data. Conversa interessante! Ao desabafar e questionar algumas coisas, falamos da vontade de Deus, o que é certo, etc. Deixo aqui alguns pontos bons da conversa:

- Não penso nos planos de Deus pra guiar a minha vida... Os planos de Deus se cumprem sempre... Eu vivo como se Ele me guiasse em tudo e em todo instante...
- É simples... Deus manifesta a vontade dEle, mas não com um martelo, não lhe mandando uma carta ou e-mail, mas sim na sua própria vontade, em você, pois você segue os preceitos dEle... Porque se Deus não me guiar, eu nunca vou saber o que fazer!
- Deus pode não revelar o plano dEle a você. Mas o plano dEle sempre se cumpre, não precisa se preocupar. Tome suas decisões pautadas na palavra dEle e Ele agirá.
- Então esqueça essa neurose de "será que Deus quer isso pra mim?", pois Ele controla tudo. Faça o que está na "sua vontade" e nos preceitos de Deus que Ele cuida do resto.
Falamos sobre algumas experiências nossas que resultaram nesta fala:
- Coloque seu sentimento diante de Deus. Ou Ele muda a sua vontade ou Ele muda a situação.
- Mas nada disso encobre nosso erro. A vontade de Deus se manifesta até no nosso erro, mas continua sendo pecado! É por isso que Paulo fala que "todas as coisas cooperam pro bem daqueles que amam a Deus"! Pros que amam a Deus, até o errado guia para o certo; e pros que não amam, até o certo guia para a condenação! :S

Bom, vários de vocês podem ter achado que este papo foi a maior viagem. Não foi! Se eu fosse escrever mais detalhes aqui, seria tão interessante. Mas em vez de eu escrever aqui o que tenho pesquisado, se você discorda do que falamos, procure uns artigos interessantes na Internet e leia. Você pode continuar discordando ou pode vir a concordar. Um ponto importante é: sempre leia ambas as opiniões e leia opiniões de quem realmente entende do assunto, não de qualquer mané que disponibiliza seu achismo na rede. O que quero dizer é: se você pensa que o céu é rosa e seu amigo pensa que é roxo, não procure na rede artigos que provam que o céu é rosa, procure também os que dizem que o céu é roxo. Combinado? :)

Quis disponibilizar uns trechos da conversa aqui, pois pode ser útil pra alguém que lê meu blog. Este papo foi edificante pra mim, espero que seja pra você - mesmo que seja pra você discordar e pesquisar sobre o assunto! ;)

Um aperto de mão caloroso,
Paulinha

9 comentários:

  1. Princess,

    This was my fav article...I put my signature below it, because that is exactly how I think, for me this is true confidence in God;living differently is living in fear!

    Great work!

    ResponderExcluir
  2. Sabe... fiz teologia durante um tempo ! Como você disse, são muitas discussões, são muitos "podes-não podes"... porém a coisa mais preciosa que entendi é que precisamos buscar a Deus incessantemente e muitas vezes entrar na Carverna com Ele para que possamos viver nesse mundo com a mente de Cristo.

    Só assim seremos luz em meio as trevas e o mundo poderá verdadeiramente GLORIFICAR E ADORAR a Deus ao ve-lo VIVO em nós, seus filhos.

    Que Deus te abençoe querida.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  3. Hey Wonder Woman,

    I've seen that you have been thinking a lot lately. That's great, I love when you do so. Wonderfull toughts I realy like them. All right, just one thing. I've been studying too and for what I've seen, The best studies about the Bible or any other subject related are from de first to the tenth century. Back them, they had no special study method, they would think a lot, pray a lot and interpret. It's beautiful. Check out the realy old work.

    TT

    ResponderExcluir
  4. Tenho curiosidade desde pequeno, não sei se vocês já passaram por isso, e se perguntaram, olhando para o que há de vivo, olhando ao horizonte, associando com a natureza, como tudo isso aconteceu, como e porque eu sou assim, porque eu, como posso ter essa capacidade de querer saber, e o porque das coisas.
    Acredito que Deus nos deu um órgão brilhante em que possamos estarmos ligados a ele, ou tentar estar ligado a ele. Vamos fazer mais sinapses! rsss
    “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seu discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. “ Rom. 1. 20-22
    Desde assim, criamos regras, preceitos, e conseguimos persuadir e convencer com argumentos fantásticos, e ate digamos convictos em tal assunto. Tornamos o melhor em tal argumento, pois não há, outro igual aquela fantástica argumentação. Como é bom ser o melhor, o mais convicto, isso, nos da um sentimento de agrado, prazer a carne. Ficamos alimentando isso, criando uma proteção, para que isso, de tão bom, não saia.
    “E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém;” Rom. 1. 28

    ResponderExcluir
  5. continuação

    Essa proteção se chama orgulho, teimosia. Todos nós temos. Uns controlam, outros não. Ao mesmo tempo que temos capacidade de pensar, e de expressar-se com convicções, e ao mesmo tempo tão orgulhosos, que não aceitarmos outros conceitos, e com essa mesma capacidade de pensar, podemos mudar nossos pensamentos e tirar o orgulho. O orgulho nos faz parar de pensar de forma ampla. Jesus disse: – Buscai a verdade , e a verdade vos libertará. Só conseguimos buscar a verdade quando amenizamos nosso orgulho e começamos a escutar outros conceitos. Isso faz com que produzimos humildade. A humildade nos faz escutar outras pessoas, e refletir, (não digo aceitar tudo. Lembre-se, temos um cérebro, e pensamos, vamos refletir, junto com os preceitos de Deus).
    Quando refletimos pelo fato de escutamos conceitos diferentes, criamos outros passos, e os conceitos vão mudando, e como muda. Mas pra isso, temos que buscar a verdade. Trabalhar o orgulho.
    Jesus: eu sou a verdade a vida e o caminho. Como a Paulinha cita, a boca fala do que o coração esta cheio. Quero a verdade! Não tive um lar cristão. Não tenho dons ao quais muitas pessoas dizem ter, sendo cristão ou não. Aos conflitos que tive na vida, sempre me perguntava o porque de ter acontecido, quis saber o porque das conseqüências.

    ResponderExcluir
  6. continuação

    Ao mesmo tempo em que tinha mil pensamentos, angustiantes, e os mesmos pensamentos, entre eles, que de certa forma, achava uma estratégia pra sair da tribulação, e encontrava o caminho, a palavra certa, e a solução, pra isso,foi preciso escutar as pessoas. Acho, que tendo humildade, não sabendo tudo, preciso escutar pessoas, tenho que dialogar com sabedoria, ate mesmo com meus amigos cristãos.
    “ E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança, e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos dói dado. “ Rom 5. 3-5
    “- Então esqueça essa neurose de será que Deus quer isso pra mim?", pois ele controla tudo. Faça o que está na "sua vontade" e nos preceitos de Deus que Ele cuida do resto”
    Ótima frase para refletir. “ Faça o que esta na sua vontade e nos preceitos de Deus “.
    Dois detalhes. Nossa vontade e os preceitos de Deus.
    Será que nossas vontades estão nos preceitos de Deus?
    A nossa própria vontade já são os preceitos de Deus ? Huumm, se nossas vontades já estão nos preceitos de Deus, mesmo sendo errado ou certo, ficarei tranqüilo, farei o que tiver vontade então. Muito bom para refletir.
    “E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém;” Rom. 1. 28

    ResponderExcluir
  7. continuação

    Bom, acho que em Efésios não foi mencionado pelo meu amigo, “mediante a fé”. Fomos salvos sim. Mas acho que poderemos sim, sermos julgados e ate mesmo jogados no lago de fogo, se, por pensarmos que já fomos salvos, e nos acomodamos e continuamos pecando.
    Assim é também a teologia da prosperidade. Muitos a favor utilizam; MI 3. 8-10, Lc 6.38, 3Jo 2, Sl 35.27, etc. E os contras se baseiam nos fundamentos: Mateus 6:33 , Romanos 8:17, 2 Timoteo 3:12 etc.
    Acho que podemos sim fazer nossas vontades, mas que estejam dentro dos preceitos de Deus. E nem sempre a nossa vontade será de acordo com os preceitos de Deus, e ficaremos indecisos, tristes, desanimados, quando vemos que a vontade de Deus e outra. Digo isso a uma pessoa que não tem um entendimento da palavra, dos preceitos, e quando é passada a palavra a ela, terá que mudar seus conceitos, se arrepender, acreditar. Fale sobre Deus , e tente convencer que Deus existe, e fale sobre a palavra a um budista. Ele não ira querer sair do conforto que tem, da calma, da paz que tem, da sua filosofia, pra acreditar em Deus, e ter que andar nos preceitos de Deus, e acreditar que Jesus nos salvou. Acho que um budista ficara muito triste em mudar tudo isso, mudar sua característica, sua carne começara a sofre pela mudança, aquilo que não quer. “Jesus: Naõ vim trazer a paz e sim a espada”, se não me engano , acho que é essa a frase.

    ResponderExcluir
  8. continuação

    Acho que já não seguimos os preceitos de Deus há muito tempo. E se Deus nos entregou a nossos sentimentos, vontades, então, já não fazemos a mesma vontade de Deus.

    Conversando com um amigo sobre a teologia da salvação, e comentando sobre as pregações de Paul Washer, havia não concordar com as pregações. O dialogo foi o seguinte, - A salvação foi pela graça, então foi de graça, ficamos tranqüilos, pois já fomos salvos.
    “ Porque pela graça, sois salvo, mediante a fé; e isso não vem de vós; e dom de Deus. “ Efésios 2. 8
    Sim, ele tem razão, fomos salvos, mas em apocalipse diz que muitos, no juízo, Deus jogara no lago de fogo. Muito confuso isso. Mas conversando com amigos e lendo a bíblia, tirei minha conclusão, por enquanto. Fomos salvos em Jesus Cristos pelos pecados cometidos, e justificados pela fé com Deus.
    “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;” Rom. 5. 1

    ResponderExcluir
  9. continuação

    Bom, acho que falei demais. Pelo meus humildes estudos, muito pouco eu sei. Procuro sempre ler a bíblia e pensar no que Jesus faria.
    Peço perdão, se ao ler gerou intuito de julgamento ou desavença, pois não houve.
    Não entrei muito em detalhes, ainda faltou mais fundamentação, mais argumentos, pra digerir um conceito bem entendido a cada pessoa que ira ler. Como a Paulinha falou, parece mesmo viajem, mas não é. Talvez falte mais clareza. E aos leitores, estão abertas a comentários pra que podemos escutar, dialogar e edificar. Escutem, mesmo que seja hilário, sejamos humilde, e busquemos a verdade.


    Fiquem com Deus!
    Jorginho =)

    ResponderExcluir

Se você quer ser mais rápido, basta escolher a opção 'anônimo' e ao fim de seu comentário, assine seu nome!

If you want to make it easier, choose the anonymous option and sign your name at the end of your comment!

:D