Quando falamos de melhoria contínua, não podemos deixar de mencionar nossos caros 'japas'. Kaizen ( 改 善 - mudança para melhor) é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua ou gradual na vida em geral (pessoal, social e no trabalho). Tendo convivido com diversos orientais no tempo em que morei na Inglaterra, posso afirmar que alguns seguem esta prática ou filosofia à risca.
'Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!'
Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada.
Uma analogia conhecida é a de uma história chamada 'O Tesouro de Bresa'*, onde um pobre alfaiate compra um livro com o segredo de um tesouro. Para descobrir o segredo, ele tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro. Ao estudar e aprender estes idiomas, começam a surgir oportunidades, e ele lentamente (de forma segura) começa a prosperar. Depois, é preciso decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro.
Sendo assim, Kaizen!
*Resumo da história retirado da Internet.
Na foto: Eu e amiguinhas japas na 'Japonese Evening' promovida pelo BISC (http://www.bisc.org.uk/)
Nossa, mto legal esse texto. Vou até encaminha-lo para outras pessoas para q possam refletir sobre a utilidade (ou futilidade) das suas vidas.
ResponderExcluirQue vc continue melhorando continuamente, se tornando alguem a cada dia mais parecida com Cristo.
bjs,
Ton