segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Cadê o meu "completinho"?


O texto abaixo explica muito bem o meu pensamento de que não são 2 metades que se unem, e sim, 2 inteiros; ao menos deveria ser assim. Duas pessoas bem-resolvidas e juntas têm uma maior probabilidade de serem felizes! Se você ainda se sente incompleto e não está feliz consigo mesmo, então, você não está preparado para ter um relacionamento verdadeiramente feliz!
Percebi isso só quando tinha 17 anos, ao ler um livro que tinha como tema "à procura de minha metade"! Li, refleti e concluí: "Ih, esse negócio de metade 'tá meio furado! Mesmo que alguns só considerem como uma metáfora, não tô com eles!" Parei de procurar uma "meia-pessoa" e passei a olhar por "pessoas-inteiras"! Lembro-me que para ser mais didática, sempre explicava o assunto para minhas "amiguinhas" com a equação abaixo.

A MATEMÁTICA MALUCA DO AMOR:

1 + 1 = 1

A matemática mais maluca ainda do amor entre cristãos:

1 + 1 + 1 = 1 (Você, cristão, sabe do que se trata!)

É óbvio que Deus é a primeira razão da nossa felicidade! Não podemos ser felizes por nós mesmos numa visão egocêntrica, auto-suficiente; porém, não podemos ficar esperando por outras pessoas para que estas nos façam completas, bem-resolvidas e felizes! Complete-se e depois encontre alguém completo também... Ore assim: "Jesus, cadê o meu 'completinho' "?

========================================


(autoria desconhecida)


"Durante um seminário para casais, perguntaram a uma das esposas:


- 'Seu marido lhe faz feliz? Ele lhe faz feliz de verdade? 'Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando total segurança. Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamadode algo durante o casamento. Todavia, sua esposa respondeu a pergunta comum sonoro 'NÃO', daqueles bem redondos!- 'Não, o meu marido não me faz feliz'! (Neste momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima). 'Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz'. E continuou: 'O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas. Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental. E assim eu poderia citar uma lista interminável. Eu decido ser feliz! Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz! Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz! Se meu emprego é bem remunerado ou não: eu sou feliz! Sou casada, mas era feliz quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma. As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de 'experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza. Quando alguém que eu amo morre eu sou uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza. Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar. Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido nãoé como eu esperava, porque meus filhos não me fazem felizes, porque meusamigos não me fazem felizes, porque meu emprego é medíocre e por aí vai. Euamo meu marido e me sinto amada por ele desde que nos casamos. Amo a vida que tenho, mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade. Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos.

Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a deassumir e promover sua felicidade."

[Esse texto foi meu pai quem encaminou pra mim, mas poderia ter sido escrito por mim porque é resume meus pensamentos quanto a este assunto. Hehe...]

3 comentários:

  1. Olá Paulita!
    Muito bom esse texto. Fala verdades profundas.
    Bjjj

    ResponderExcluir
  2. Posso até concordar com esse texto, mas que você faz toda a diferença e traz muito mais alegria pra minha vida quando estais comigo é inegável, inenarrável, indescradible!!!
    Bj infinito.
    És a diferença na minha vida
    ;)

    ResponderExcluir
  3. apoiada! concordo plenamente..."conhece-te a ti mesmo" e só assim saberás do que gostas ou não gostas. Não serás "iludida" por amores ideais ditos por outros, você saberá...quando for ele, você saberá! Ainda mais por que neste "conhece-te a ti mesmo", conhecerás a Deus...e aí...bom, aí será feita a boa, agradável e perfeita vontade dEle...
    Ele só nos quer ver sorrir...

    ResponderExcluir

Se você quer ser mais rápido, basta escolher a opção 'anônimo' e ao fim de seu comentário, assine seu nome!

If you want to make it easier, choose the anonymous option and sign your name at the end of your comment!

:D