quarta-feira, 25 de março de 2009

SER x PareSER x PareceSER



O que você conclui ao ver esta foto?

Bem, talvez você possa pensar que eu bebi aquela garrafa toda e estou com cara de bêbada. Se você visse uma foto dessas no meu orkut sem nenhuma descrição você tiraria alguma conclusão e sairia falando isso por aí? Ou você teria interesse em saber do que se trata? Hehe... A história da foto é bem diferente do que parece ser. Estávamos passeando nas proximidades do Canal Avon em Bristol, vimos esta garrafa vazia e achamos que seria engraçado fotografar. Simples assim. Nada demais, não é?

E esta foto?

Trata-se apenas de uma gracinha que gosto de fazer em museus. Gosto de fotos doidas com estátuas e neste caso em específico, disse a mim mesma que tiraria uma foto com esta estátua todas as vezes que eu fosse ao Louvre em Paris. Já tenho duas fotos com esse grego charmoso. Esta foto não quer dizer que faço isso por aí com pessoas reais - com exceção de meus irmãos, pois gosto de brincar com eles. (Risos)

Muitas vezes, as coisas parecem ser bem mais simples do que são. Ou são mais complicadas do que parecem ser. Ou seja, muitas vezes as coisas não são o que parecem! Aí, vem aquele famoso ditado: “as aparências enganam”! hehe...

Epicteto* fala sobre o assunto:
“Quando damos nomes corretos às coisas, nós as compreendemos corretamente sem acrescentar informações ou julgamentos que não são inerentes a elas. Fulano costuma tomar banho rapidamente? Não diga que ele se lava mal, e sim que ele se lava depressa. Defina a situação como ela é, não a filtre através do seu julgamento.
Sicrano bebe muito vinho? Não diga que ele ele é um alcoolatra, mas que bebe muito. A menos que você tenha um conhecimento bastante abrangente da vida dele, como pode saber se é um alcoolatra?
Não se arrisque a ser iludido pelas aparências e a construir teorias ou interpretações baseadas em distorções apenas por dar nomes errados às coisas. Concorde somente com o que é verdadeiro”.

Conselho básico: não julgue, não aumente, não diminua, não fale do que não sabe, não tire conclusões precipitadas. É o SER x PareSER. "Parece, mas não é". Talvez, esta postagem se aplique a algo que você viu ou ouviu hoje.

*Trecho retirado do livro “A arte de viver: o manual clássico da virtude, felicidade e sabedoria”. O livro reúne pensamentos de Epicteto – romano nascido escravo por volta do ano 50 d.C, tornou-se filósofo e concebeu este manual sobre como viver melhor.

2 comentários:

  1. Paulinha.Uma graça!bonitona e sapeca! Beijo grande, amiguinha!

    ResponderExcluir
  2. uma vez um sujeito me disse que "nos somos avaliados constantemente pelas pessoas a nossa volta", vc é toda simpatica mesmo né Paulinha, o meu estaria escrito assim: ta vendo essa garrafa aí eu bibi tudo! pra mim nao me importa o que os outros pensam qdo estao me vendo, me preocupo mais no que eu penso e que ninguem ve! o resto é juizo de valor...irrelevante! e como dizia o salmista... criaste o vinho que alegra o coração do homem, quao maravilhoso sao os teus feitos hehe.

    ResponderExcluir

Se você quer ser mais rápido, basta escolher a opção 'anônimo' e ao fim de seu comentário, assine seu nome!

If you want to make it easier, choose the anonymous option and sign your name at the end of your comment!

:D