sexta-feira, 29 de outubro de 2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

"Contos de 2025"

 
Filho de 8 anos conversando com o pai em 2025:
 
- Pai, o Joãozinho me convidou pra ir dormir na casa dele hoje pra nós brincarmos.
 
- É, filho? Mas os pais dele estarão em casa?
 
- Não, pai. As mães dele estarão em casa.
 
- Mães?
 
- É, pai. Elas são tias bem legais... Pai, eu gosto da Mariazinha da minha sala, sabia? Acho que estou apaixonado por ela e queria levar uma rosa pra ela na escola amanhã...
 
- Ó filho, a Mariazinha é uma gracinha mesmo, mas você não está na idade de namorar...
 
- Pai, mas sabe que estou meio confuso? Eu acho a Mariazinha linda, mas eu me divirto mais é com o Joãozinho. Acho que estou apaixonado por ele também. Posso levar uma carrinho de presente pra ele hoje?
 
- Hã?!?

 

 

sábado, 2 de outubro de 2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O pai da mentira pode estar enganando você - The father of all lies

(This video is in English, so feel free to enjoy and think about it!)


Este texto é sobre algo que não costumo falar muito, mas estava aflita quanto a certas coisas que tenho visto e decidi falar sobre o tema, após ter assistido este vídeo com música e letra didáticas.

Devido a superstições, muitos não querem falar sobre o inimigo – o pai da mentira! Dizem que é melhor só falarmos de Deus, amor, paz, vitória, alegria. Eis o grande erro! Este outro ser tem o grande objetivo de mentir, enganar-nos, manipular-nos e usar-nos para a propagação da sua maldade que costuma vir mascarada. Ele que quer nos afastemos de Deus, quer que confundamos amor com sexo feito com várias pessoas e de diferentes formas orgísticas. Quer tirar a nossa paz dizendo que podemos esquecer nossas dificuldades através do uso de produtos que entorpecem nossa mente e que na real tiram de nós a verdadeira alegria! É isso aí! Ele é um ladrão de alegria, assassino da paz, estuprador de sonhos.

Então, devido a estas superstições, muitas pessoas acabam não sendo avisadas e preparadas para “combater as forças do mal” (até parece frase de desenho animado!). Minha preferência absoluta é falar sobre Deus (luz, branco, claridade), mas às vezes, temos que tirar um tempo para falar também sobre o preto (trevas, escuridão). Fique atento, hein! Quando se está na escuridão é muito mais fácil tropeçar. Ande na luz. O “invejoso” (diabo) vai tentar lhe afastar de tudo o que é bom, tudo o que é saudável, tudo o que Deus planejou pra você.


O “invejoso” teve a oportunidade dele e agora ele sabe que pra ele só resta a condenação e ele quer levar o maior número de “trouxas” possível com ele. E infelizmente, ele tem muitas estratégias - ele sabe o que você ama, o que lhe irrita, o que é tentador pra você. Aí, se você cair na dele, ele vai alegremente sorrir e destruir os seus sonhos, tirar de você o que você tanto queria. Culpa dele? Claro que não! Culpa sua, culpa minha!


Acredito que assim como Deus tem um plano pra sua salvação, o “invejoso” tem um plano pra sua condenação. Sei que esta postagem está um tanto “sobrenatural”, mas prefiro falar disto a não comunicar a ninguém e depois me sentir culpada por não ter comentado algo que acredito ser verdadeiro e que pode interferir na vida das pessoas.

Posso dizer que o pai da mentira tem graduação em Falso Testemunho, mestrado em Máscaras, doutorado em Persuasão Mentirística e pós-doutorado em Levar-te-pro-inferno. Ele mente tão bem que ele faz o pecado parecer tão suculento, saboroso, irresistível! Ele quer nos cegar e ensurdecer. Faz com que clubes de striptease pareçam atrativos (Eca! Acho uma das coisas mais nojentas e baixas criadas pelo homem!). Faz com que pensemos que é “altas moral” ter “dormido” com diversos homens ou mulheres, ou pior, homens E mulheres. Ele faz com que todas as mentiras pareçam verdades – se alguém lhe machucou, agora é sua vez de compensar e machucar outras pessoas também; se as pessoas não notam você, pise no máximo de pessoas possíveis, faça delas sua escada para chegar ao topo, assim todas elas irão invejar você e se arrepender de não tê-lo notado no passado; ganhe muito dinheiro, pois assim você conquistará muitas namoradas ou namorados e amigos também; trabalhe mais do que o necessário e não gaste tanto tempo com sua família, pois se assim for, você não conseguirá pagar pelo que é desnecessário para você e para eles; coma bem menos, tome remédios para emagrecer, pois você está gorda demais; não deixe de assistir aquelas novelas, pois lá você encontrará ótimas dicas de como viver sua vida; case e descase quantas vezes quiser, o que importa é você estar feliz todo o tempo; não vá à igreja protestante, pois lá só tem gente louca, sem estudo, que fará lavagem cerebral em você e que tentará roubar todo o seu dinheiro; fumar pode até ter algumas conseqüências ruins e lhe levar a morte, mas o cigarro lhe faz relaxar e na verdade, há mais gente morrendo em acidente de carro do que por causa do cigarro; você nasceu por acaso e não há propósito nenhum para sua vida; a ciência explica tudo e a Bíblia só complica e mistifica; e por fim, todos os caminhos levam a Deus.




O pai da mentira quer esconder de você toda a verdade sobre Aquele que lhe criou e que sempre lhe amou. O Deus amoroso - que quer nos salvar e estar ao nosso lado – mostra de várias formas o seu amor e sua preocupação para conosco. “Aquele ser” não fala sobre o perdão de Deus para todo e qualquer pecado, não conta nada sobre salvação, remissão, redenção - GRAÇA! Mas nós, raça humana e pecadora, não queremos abrir os olhos, ouvidos e principalmente o coração. O orgulho e a teimosia fazem com que olhemos só para nosso umbigo. E o “invejoso” fica feliz da vida com isso, pois tudo indica que estes seres que passaram a vida na terra olhando pro seu próprio umbigo, um dia serão corcundas reinando com ele na perdição.

Apresse-se antes que seja tarde e você tenha que lidar com muitas conseqüências do seu tempo de marionete. Ele nunca vai lhe contar a verdade. Mas se você quiser saber toda a verdade sobre tudo, vá direto ao ponto: “Jesus é o caminho, a verdade e a vida...”! 


domingo, 8 de agosto de 2010

Lista de Aprendizados

Caros leitores,

Mais uma vez decepcionei-lhes. Deixei o blog empoeirar por uns meses, mas estou de volta. Usei um espanador legal e até modernizei o visual deste lugar de divagações!

Vou e volto ao blog dependendo de como andam os agitos de minha vida. Ultimamente, têm acontecido coisas maravilhosas e estava muito ocupada! Aiai... Deus é tão bom, né?

Para hoje, gostaria de dividir com vocês uma listinha. Durante esta semana, estava vasculhando uns livros e acabei achando este mini-diário de não muito tempo atrás. Nas páginas finais, achei uma LISTA DE APRENDIZADOS que eu nem me lembro de ter escrito - é do inicio do ano de 2008. Mas como é minha grafia e meu diário, só pode ter sido escrita por mim! Haha... Os trechos entre parênteses são adendos que fiz agora.

1. Alguns fatos podem indicar coisas ruins pela lógica, porém a "real realidade" e a verdade podem ser totalmente opostas aos resultados da análise racional!
(Está bem! Eu sei que a a frase parece complicada, mas se você aplicar a algumas situações de sua vida, ela pode fazer muito sentido!) ;)

2. Existem pessoas verdadeiramente capazes de amar muito você ao ponto de negar-se a si mesmas em favor de fazê-la feliz!

3. Existem pessoas que são e serão amadas sempre por muitos; são pessoas altamente amáveis, pessoas com alto poder de atrair o amor de outrem!

4. Há coisas na vida que nós sonhamos, sonhamos muito e pensamos que será para sempre apenas um sonho que nunca se realizará; mas quando menos esperamos o sonho acontece e passamos a ter a sensação de que aquilo que estamos vivendo é apenas um sonho - e não realidade! Paradoxal, não?

5. Algumas cenas em nossas vidas parecem irreais, surreais, miraculosas!

6. Deus é demais!

7. Ainda existem pessoas com o coração realmente bom. Acredite, se quiser!
(Sinto-me presentada por Deus quando conheço uma destas pessoas raras!)

8. Às vezes, você precisa sair de perto de todos as pessoas que sempre estiveram com você e que acham que sabem quem você é para que você mesmo possa descobrir quem é você!
(Superinteressante! É ótimo você poder saber o que consegue resistir, quão influenciável ou influenciador você é, os tipos de coisas que você faz quando "ninguém" está vendo. Você pode surpreender-se. Só espero que seja uma surpresa positiva!)

9. Dependendo o país/cidade onde você mora, as pessoas podem achar que você é: a pior pessoa do mundo, a pessoa mais normal possível ou a pessoa mais fantástica do mundo!

10. Se você é uma pessoa boa, boa mesmo e acha que as pessoas do lugar onde vive não gostam ou não valorizam você; mude-se de lugar e as coisas podem mudar!

11. Infelizmente, não dá para confiar em quase ninguém neste planeta!

12. Não julgue pela aparência ou pelo que a maioria pensa, pois você pode estar de cara com uma pessoa que  é a exceção!

13. Nunca deixe sua bolsa sozinha!
(Escrevi isso porque bem naquele mês minha bolsa tinha sido roubada - lá na Inglaterra!)

14. Não carregue coisas de muito valor em sua bolsa!

15. Após algum período de tempo, sempre escreva o que você aprendeu com suas experiências ou com as experiências dos outros para que você possa ler de vez em quando e aplicar na sua vida!


É isso aí!
Até o próximo post!

Beijos,
daPaulinha

domingo, 25 de abril de 2010

About Faith - Part II (Everything has a Purpose)

(Caros leitores, esta postagem é em inglês para que meus amigos estrangeiros possam ler algo aqui também. Esta mensagem eu escrevi há muito tempo na Inglaterra prum amigo de um amigo que costumava me escrever pra falar de fé e assuntos relacionados. Lembrei desta mensagem e resolvi postá-la. Esta é a segunda parte do e-mail. Se você quer ler o início, vá para a mensagem anterior).

Hey guys, after a long time, here I am with a post written in English. Actually, it is an e-mail I wrote to a friend's friend some time ago. We used to talk about faith - he had some doubts and wanted to know why I was so sure and strong about my faith. Hopefully, it will be interesting for you to read and think about. Leave your comment, if you like. This is the second part, so if you want to read from the beginning, this is the first part!

= = = = = = = = = = = = = =
Everything has a purpose – I love this phrase! There is Someone else, Someone all powerful - the Almighty God and He was so kind that He left a special book to guide our lives. When an engineer makes a new product, he also writes a manual, because we have to know how to use the product to not spoil or damage it. God made the same for us, He created us and He wrote a manual for us to know how we should live our lives to not damage ourselves. I love it!  


Christians have interpreted and shared the Bible in a wrong way and this one of the reasons why some people don’t believe on it! I could write to you about Big Bang, the Revelation Book, the Creatiib, whatever! But for me, it seems like Someone is controlling everything and looking after everyone. If bad things happen, that is not God’s guilt (this is a subject for another very long text).

Unfortunately, many teenagers or 20’s (like us) don’t invest their time at thinking about it all and they just live the life. I don’t! I deeply live the life knowing that my life has a meaning. You will understand what I’m saying next. Our friends are constantly trying to find ‘something’, but they don’t know what is ‘the something’… Many people go to sleep and feel something ‘empty’… They try to fill the emptiness by having lots of sex with different people; seeking power, fame, money; drinking a lot, smoking, taking drugs… That is so stupid! True peace, joy and love we find only in God! There is not another way!  



Don’t laugh on me, but I’ve never tried a cigarette and any illegal drug! I’ve never been drunk! Urgh! I don’t need it! If I have a problem, I have to face it and not try to escape by taking drugs. If I want to have fun, I don’t need to be high. I want to be 100% conscious and sober to enjoy! All these stuff damage our bodies and kill our souls little by little. I agree about “Carpe Diem”, but I would modify this saying - I prefer “Carpe Diem wisely”!


Well, I think everyone should take a time to think about their lives. Spend some time thinking about: what have you done to yourself? What have you done to be remembered by? Would you say to your little brothers and sisters (if you had them) to do the same things you do? Some people say that the meaning of life is to have people who admire and try to follow you by the good you've done… The things you do now have consequences in the future then, how do you guess is going to be your future? What are the purposes of your life?

I like saying to my friends phrases like this: Move on wisely; take it easy; think about it before you do; everyone is made by their own nice details, which ones are yours?; do you know what you really want for life? And stuff like that… hehehe…


"Friend", every new minute in your life is an opportunity to start again, to start right! I saw some pics of you, some messages from your friends on FB, and I can see you are a very nice guy, then I know God has great plans to you! Try to discover which ones!

I hope I got to explain what I think… Please, forgive me! I know it was too long!

Have a nice week!
X
Paula

=============================
Here are some Bible verses I like.


BIBLE VERSES


"And Jesus said unto them: If ye have faith as a grain of mustard seed, ye shall say unto this mountain, Remove hence to younder place; and it shall remove; and nothing shall be impossible to you." ~Romans 1:17~

"There is no fear in love; but perfect love casteth out fear ... " ~1 John 4:18~


"For this is the message that ye heard from the beginning, that we should love one another." ~1 John 3:11~


"Judge not, and ye shall not be judged: condemn not, and ye shall not be condemned, forgive, and ye shall be forgiven." ~Luke 6:37~

"Then said Jesus, "Father, forgive them; for they know not what they do ..." ~Luke 23:34~

“I can do all things through Christ who strengthens me”. ~Philippians 4:13

"With God all things are possible." ~Matthew 19:26

quinta-feira, 22 de abril de 2010

About Faith - Part I (Science is good, God is better!)

(Caros leitores, esta postagem é em inglês para que meus amigos estrangeiros possam ler algo aqui também. Esta mensagem eu escrevi há muito tempo prum amigo de um amigo que costumava me escrever pra falar de fé e assuntos relacionados. Lembrei desta mensagem e resolvi postá-la. Vou dividir em duas partes pra não ficar muito longa).

Hey guys, after a long time, here I am with a post written in English. Actually, it is an e-mail I wrote to a friend's friend some time ago. We used to talk about faith - he had some doubts and wanted to know why I was so sure and strong about my faith. Hopefully, it will be interesting for you to read and think about. Leave your comment, if you like.

+ + + + + + + + + + + + +
 Hey "friend" 

Blablablabla...
... So I want to share with you some of my thoughts about faith. 
This would be a huge message if I had to write down everything I would like to. I will try to summarize. Hehe... Even so, perhaps you'll need a week to read it all...
I’m a Christian and I believe 100% in the Bible’s God!
Well... I liked the paragraph you wrote about it and I know what you mean. I think all intelligent people have an up and down relationship with their faith, but it occurs in different levels for each one. I do question many things, I research, I read lots; but nothing has stopped my faith!
I’m sure we will never have 100% proves of God’s existence and Bible’s words. However, you may be 100% sure because you feel, because you know that the science does not have all the answers. There are many things beyond what we can't see. I believe that we’ll never be able to understand all the things. Not during this life!
There will never be proves enough to make everybody believes in God! And I love it. This is the plan! You won’t believe because the science and the scientific books are telling you that all that is true. You will believe in God because you feel right, because there isn’t any another explanation for all this, for the Nature – mountains, Oceans, flowers and fruits (different shapes and colours – why this variety if not comes from a very creative and loving God?); how you are inside – stomach, heart, blood, intestines, lungs, etc; and how you are outside – 2 ears and 1 mouth (to listen to more than talk), 2 arms to give a nice hug… He made the basic things but He is so good, that He gave us different body shapes, hair colours, etc. 
Some people will "choose" God, others not!
I have some doubts about many things. I’ve found out many answers for them, but some questions I know that will remain with me forever, because it depends on faith.
You need to have faith to believe in Science or to believe in God! Moses, Joshua, Paul and John wrote about many miracles and about God. I wasn’t there to see and to make sure those were true. I have to trust them. However, when I was in High School studying Chemistry, Biology or Physics, I used to ask many questions about the scientists, the tests, the experiments… Many questions about the theories the teachers were telling us. That was like: “well teacher, you are telling me many things about oxygen, genetic, chromosomes, electromagnetism, neutrons, electrons, quartz, cells, gravity, etc; but did you see all the experiments in laboratories? Were you there when Lamarck, Darwin, Einstein, Newton, Watts (most of them believed in God), whoever were writing those studies? I know you weren’t, then I conclude that you need to have faith on all those scientists, all those strange people. It would be a bit difficult for us to experiment in laboratory all those theories. You've got to think that they were good people, competent scientists and they wouldn’t lie about it all! You will never see them, you don’t know about their character, but you have faith”! 

"Friend", I chose to have faith - in God! God created the men who developed the Science… Then, I believe that at the end is everything from God, by God, due to God, according to God! Heheh… I wasn’t there when the Bible’s books were written, but I believe is everything from God! I think that the Science proves many things and explain many things which are in the Bible, but after all my studies, the Science has never got me to go against the Bible. People interpret the Book in a wrong way and sometimes the Science helps us to develop our interpretation about the Bible. I don’t believe the Universe was created in 6 days. I believe that was in 6 eras. I don’t believe God took ‘sand’ and made us by His own hands. That is a symbol! How would God explain the creation to Moses for him to write Geneses more than 2000 years ago? He should use some symbols, because at that time, Moses didn’t know deeply about Chemistry or Physics… God is so wise! He uses other ways… Science is good, God is better! :) 
(to be continued) 

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Minha vontade ou vontade de Deus?

Não há como fugir. Tento, mas não consigo. "A boca fala do que o coração está cheio", então, aqui estou novamente para falar de cristianismo.

Aos meus amigos não-cristãos, tenham isto como uma leitura incomum, algo pra você conhecer, analisar, discordar ou quem sabe até concordar! ;) E por incrível que pareça, não só vocês podem vir a discordar, como até mesmo meus próprios amigos cristãos! :)

Desde a reforma do cristianismo - mais especificamente a chamada Reforma Protestante; monges, teólogos, pastores, historiadores têm discutido diversos temas bíblicos. Cada um quer ter a razão. Cada um quer persuadir/convencer o outro. Do que tenho estudado, humildemente tenho que reconhecer que todos estes famosos teólogos e reformadores soam bastante coerentes em suas explicações, o que acaba me deixando um pouco indecisa quanto a que posição tomar em determinados assuntos. Optei por reconhecer que nada sabemos (pra não ser tão radical, talvez seja melhor afirmar que quase nada sabemos). Tentamos, mas não sabemos.

Uma vez salvo sempre salvo? Grande tribulação antes ou depois da volta de Cristo? Dança na igreja? Dança fora da igreja? Alcool? Fumo? Eleição para salvação? Deus escolheu alguém pra eu casar? Guardar o sábado? Livre arbítrio? Aiai... Que delícia!

É ótimo estudar, debater, contestar; mas ao fim é bom saber que com o tempo, com a experiência, com os estudos sua opinião pode mudar. E olha que muda! Tem acontecido bastante comigo. Muitas vezes pensei: "oh, aquilo é totalmente inaceitável" ou "isso sim é certo, é assim mesmo que deve ser"! E com o tempo, o que achava certo, agora vejo que é indiferente; o que achava errado, agora acho certo. Ano que vem, talvez eu pense diferente de novo! Ô coisa boa! Mudanças têm prós e contras, mas sempre tento me apegar mais aos prós!

Bom, essas frases introdutórias são pra dizer que quando eu tinha 18 anos, através de conversas com um amigo, vários de meus conceitos e preconceitos foram se modificando. Aquela época foi um marco em minha jornada cristã e desde então tenho buscado mais e mais. É incrível como vamos sendo moldados. Viagens, livros, pessoas, acontecimentos, experiências - tudo nos molda, quando estamos abertos e dispostos! Ao revirar uns arquivos no meu computador, achei umas anotações que fiz ano retrasado, eu acho, de um papo com este amigo de longa data. Conversa interessante! Ao desabafar e questionar algumas coisas, falamos da vontade de Deus, o que é certo, etc. Deixo aqui alguns pontos bons da conversa:

- Não penso nos planos de Deus pra guiar a minha vida... Os planos de Deus se cumprem sempre... Eu vivo como se Ele me guiasse em tudo e em todo instante...
- É simples... Deus manifesta a vontade dEle, mas não com um martelo, não lhe mandando uma carta ou e-mail, mas sim na sua própria vontade, em você, pois você segue os preceitos dEle... Porque se Deus não me guiar, eu nunca vou saber o que fazer!
- Deus pode não revelar o plano dEle a você. Mas o plano dEle sempre se cumpre, não precisa se preocupar. Tome suas decisões pautadas na palavra dEle e Ele agirá.
- Então esqueça essa neurose de "será que Deus quer isso pra mim?", pois Ele controla tudo. Faça o que está na "sua vontade" e nos preceitos de Deus que Ele cuida do resto.
Falamos sobre algumas experiências nossas que resultaram nesta fala:
- Coloque seu sentimento diante de Deus. Ou Ele muda a sua vontade ou Ele muda a situação.
- Mas nada disso encobre nosso erro. A vontade de Deus se manifesta até no nosso erro, mas continua sendo pecado! É por isso que Paulo fala que "todas as coisas cooperam pro bem daqueles que amam a Deus"! Pros que amam a Deus, até o errado guia para o certo; e pros que não amam, até o certo guia para a condenação! :S

Bom, vários de vocês podem ter achado que este papo foi a maior viagem. Não foi! Se eu fosse escrever mais detalhes aqui, seria tão interessante. Mas em vez de eu escrever aqui o que tenho pesquisado, se você discorda do que falamos, procure uns artigos interessantes na Internet e leia. Você pode continuar discordando ou pode vir a concordar. Um ponto importante é: sempre leia ambas as opiniões e leia opiniões de quem realmente entende do assunto, não de qualquer mané que disponibiliza seu achismo na rede. O que quero dizer é: se você pensa que o céu é rosa e seu amigo pensa que é roxo, não procure na rede artigos que provam que o céu é rosa, procure também os que dizem que o céu é roxo. Combinado? :)

Quis disponibilizar uns trechos da conversa aqui, pois pode ser útil pra alguém que lê meu blog. Este papo foi edificante pra mim, espero que seja pra você - mesmo que seja pra você discordar e pesquisar sobre o assunto! ;)

Um aperto de mão caloroso,
Paulinha

domingo, 7 de março de 2010

Quem é você para julgar?

Oi. Voltei mesmo, viu?


Comecei a ler ontem um livro cujo tema é bastante intrigante. Sempre falamos sobre isso, mas quase nunca com muita propriedade. O livro é "Quem é você para julgar? - Aprendendo a distinguir entre as verdades, as meia-verdades e as mentiras" escrito pelo estadounidense Erwin Lutzer e editado pela própria CPAD em 2005 (a versão em inglês é de 2002). Li apenas 70 páginas até que caí no sono, então não será possível finalizar a temática já neste post, mas já quero compartilhar alguns pensamentos com você.

Em pleno século XXI, é possível notar mudanças bem claras de pensamento e no modo de enxergar o certo e o errado na sociedade nos últimos 20 anos. Se eu consigo notar diferenças, imagine os que já estão aqui pelo planeta há 40 anos, 70 anos?

O autor introduz o livro falando das mudanças ocorridas na forma de pensamento do Modernismo para o Pós-Modernismo. No Moderninsmo, havia um otimismo, uma alta valorização do uso da razão, atacava-se a religião - havia uma busca pela verdade. Entretanto, no Pós-Modernismo, "pensa-se que a razão fracassou em dar sentido ao mundo, pensa-se que é difícil construir um sistema de verdades que seja aplicável a todas as culturas. A busca pela verdade foi substituída pela noção de que não há verdade. Não há padrão para certo e errado, verdade ou erro. Cada um tem sua verdade, cada um é a fonte da verdade". "É como se houvesse um novo 'direito' na Constituição - ninguém jamais tem de ouvir algo que o ofenda".


Isto desencadeou sérios problemas pro cristianismo moderno. Infelizmente, maior parte dos cristãos já não vive o cristianismo verdadeiro, puro e ensinado por Cristo. A igreja foi invadida pelo tal do cristianismo moderno - e não falo somente dos hábitos que não tínhamos antes fora da igreja e agora os temos, friso ainda mais e me indigna fortemente o fato de que os hábitos dentro da igreja têm mudado, heresias já são tidas como verdades bíblicas (?), as "ondas do neopentecostalismo" têm afogado muitas pessoas que não têm estudado a Base e são levados por efeitos mentais, psicológicos, emocionais; nem sei ao certo como descrever. Mas posso dizer que isto tem afastado as pessoas da busca pelo verdadeiro cristianismo. As pessoas já nem sabem direito o que buscar, já nem sabem como analisar o que acontece na igreja, elas são apenas levadas pela "onda". E as poucas pessoas que tentam viver um cristianismo real, preferem não dizer nada, preferem se calar, pois pensam "quem sou eu pra julgar"? Quem sou eu para julgar a teologia da prosperidade? Quem sou eu para julgar o que os líderes têm feito com os milhões de reais arrecadados todos os anos? Quem sou eu para julgar o espiritualismo que invade as igrejas? Quem sou eu para julgar os falsos profetas? Quem sou eu para julgar pastores que são sustentados por nós e que não ensinam nada que todos já não saibam nos sermões? Ah, às vezes, cansa! Coisas da minha cabeça. Bem, voltando ao autor... :)

Lutzer afirma que "como representantes de Cristo, temos aceitado os valores do mundo e sua insistência de que as pessoas nunca devem desafiar as convicções particulares dos outros, quer fora, quer dentro da igreja". Mas, "nossa responsabilidade como membros da igreja é distinguir o cristianismo bíblico da falsa espiritualidade e dos valores do mundo de hoje [...] A necessidade gritante da igreja de hoje é de discernimento - a capacidade de reconhecer a verdade e distingui-la do erro". Se não analisarmos, se simplesmente nos conformarmos, se não julgarmos, o que será da igreja daqui 10 anos? E o que será do estilo de vida que levamos fora de igreja também? Acredito que temos de julgar sim, porém a maior parte da população não sabe julgar, não sabe que critérios utilizar e não sabe lidar com pessoas que sabem como julgar - há pessoas que não sabem aceitar pensamentos e opiniões diferentes das suas. O autor comenta que "nossa tarefa é fazer julgamentos sábios num mundo que não faz julgamentos". Interessante analogia ele faz ao dizer que "a igreja deve estar no mundo assim como um navio no oceano; todavia, quando o oceano inunda o navio, este passa por grandes dificuldades, tendendo a afundar. Temo que o navio cristão esteja afundando". Oh não!


Pessoas preferem permanecer vivendo um "cristianismo" confortável. Preferem apenas viver, sem ter de analisar, discutir, repreender; enfim, pensar! Já nem se sabe ao certo o que é pecado. Materialismo que antes era considerado um vilão, agora é pregado nos púlpitos como uma das razões para se dizimar. Ha-ha! Tenho que rir! Ou melhor, tenho que gargalhar! Ahuahuahuahua... Que circo, hein? Nunca imaginei que a igreja poderia ser vista um dia como circo. Isso até me sugere tema para uma outra postagem - Igreja do século XXI: casa do Senhor ou circo? Parece que os líderes assumem uma postura de CEO's (presidentes de grandes empresas) e têm somente objetivos que envolvam as palavras multiplicar, aumentar, satisfazer. Ha-ha! Tenho que rir novamente, desculpe-me! Mas pastores não têm que satisfazer a clientela (membros), têm sim que satisfazer a Deus. E como satisfazê-lo? Divulgando o que Ele já disse há séculos e vivendo de acordo com isso - e não colocando palavras na boca de Deus. Obviamente, Ele não se satisfaz com as novas doutrinas, as permissividades, o uso do poder da mente para iludir o povo e manipulá-lo. Deus não precisa de "ajudinha extra".

Se fizéssemos o que Ele já disse há muito tempo, se estudássemos as promessas, se tentássemos compreender o que realmente agrada ao Senhor, não teríamos que viver de aparência, não teríamos pessoas dando "profetadas", não teríamos "curagens" nos cultos. Teríamos a verdade! Ver-da-de! É isso que eu gostaria de ouvir em todos os cultos - a verdade! E o que é a verdade? A Palavra de Deus! Não quero essas "inovações doutrinárias"! Não quero mingauzinho todos os cultos quando querem que eu sempre ouça que sou mais que vencedora, que posso todas as coisas, que vou prosperar financeiramente.

Alguns comportamentos são puro emocionalismo. O poder da mente é incrível! E fico indignada por ver pastores estimulando certos comportamentos, fazendo-nos pensar que algumas pessoas estão mais perto de Deus porque fazem "aquelas" coisas. Da próxima vez que ver "algo" acontecer, deixe o culto terminar e vá perguntar para a santa pessoa algumas coisas da Bíblia, vá perguntar que diferença "aquilo" fez na vida dela! Hi-hi (risadinha discreta)... Prefiro não especificar o que é este "algo" que acontece. Acredito sim no sobrenatural de Deus, e como acredito! Mas algumas "coisas" estão além do sobrenatural de Deus, ou melhor, estão fora do sobrenatural dEle. O que impacta a vida de uma pessoa não é um momento "daqueles", mas sim o conhecimento da verdade. A vida de uma pessoa é impactada quando ela é convencida de que o que Deus escreveu vai se cumprir, quando ela descobre que Deus a ama apesar de tudo! Não quero mingau, quero feijão-com-arroz. O conhecimento da Palavra de Deus, o conhecimento da verdade é o que liberta! "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!" Lindo isso, não? Quero aprender mais. Quero sim! E gostaria que minha própria igreja também fosse um bom lugar para isso! Não quero ter que celebrar sempre que algum pastor traz uma palavra que realmente me faz pensar. Não quero que isso seja motivo de celebração, pois quero que isso seja comum, quero que aconteça com frequência. ;)

Então, não vou me calar, conformar-me e abaixar a cabeça pra tudo. Quero ser como Cristo. Sou cristã e isto é ser cristã, é ser uma seguidora de Cristo. Cristo não era conformado, cheio de medos; Ele era o máximo, Ele falava mesmo! Entretanto, Ele falava com sabedoria e é aí que mora a diferença. Temos que aprender com Jesus a como fazer julgamentos! Se você não tem uma opinião formada sobre algo, assuma! Fazer julgamentos não é fácil! É algo para desenvolvermos.

Chega de desabafos. Voltando ao caro Lutzer, ele diz que "a frase que melhor descreve nossa cultura é: qualquer coisa serve. [...] A verdade desapareceu e poucos notaram. [...] Talvez, nenhuma outra geração teve tantas oportunidades como a nossa; nem tantas armadilhas"! Parece que a verdade foi substituída pela diferença, pela imparcialidade. O autor comenta que "você pode dizer 'Jesus mudou minha vida', mas não pode dizer 'Ele é o único caminho para Deus', pois isso tornaria Jesus superior a outros líderes religiosos e ofenderia a maioria da população mundial".

Alguém disse certa vez, "como comunicar o evangelho a uma geração que ouve com os olhos e pensa com os sentimentos"? Boa, né? Pessoas dizem, "se o que experimento é bom para mim e é verdade para mim, quem é você para dizer o contrário"? O espiritualismo está cada vez mais forte nalgumas igrejas, porém poucas pessoas estão dispostas a acionar o alarme! "Coisas" estranhas acontecem, "coisas" semelhantes ao que acontece em sessões mediúnicas, em terreiros de macumba; mas ninguém diz nada!

Para concluir, é difícil mesmo dizer algo quando as pessoas já estão acostumadas a ver certas "coisas" há tanto anos e não estão prontas para admitir que estavam fazendo errado. A única coisa que posso dizer é: quer continuar sendo cristão? Então seja e o seja de verdade! A base do cristianismo é a Bíblia, então a estude, pense, discuta saudavelmente, leia sobre a história da igreja, leia sobre os reformadores e então passe a olhar o mundo através dos olhos de Deus! Você entenderá que é possível aprender a fazer julgamentos da forma que Jesus assim o fez e poderá viver uma vida cristã real e não baseada em "achismos humanos"!

*Quando criei este blog, a intenção era não falar de Bíblia, mas não posso evitar. Eu até tentei. Mas posso parafrasear alguém e dizer que a "mão digita o que o coração está cheio"!
**Vou voltar neste assunto mais vezes, pois penso que é relevante!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Boas-novas


Oi pessoal

Acredito que após tanto tempo sem postar, muita gente deve ter parado de visitar meu blog por pensar que não há nada de novidades por aqui.

Pois bem, realmente não havia nada novo por muitos meses. Acho que todo blogueiro passa pela fase em que fica enjoado de postar. Esta fase passou e voltarei à ativa, nem que seja pra deixar uma mensagem bem curta pra vocês, vou me esforçar pra atualizar o máximo que eu puder.

Desde a última vez que postei aqui, muita coisa aconteceu - mudanças, desafios, aprendizados, presentes de Deus. E tudo cooperando para a contínua melhoria deste serzinho aqui. Sendo assim, quero voltar a compartilhar com vocês o que se passa nessa mentezinha. Não vou contar tudo, pois alguns podem ficar chocados (riso-quase-gargalhada)!. Mas quero acreditar que com o passar dos anos tenho me tornado uma pessoa mais legalzinha. O que quero dizer com legalzinha? Nem eu sei ao certo, parece que ultimamente muita coisa eu não sei ao certo. É como comentei anteriormente noutra postagem - quanto mais vivemos, analisamos, conscientizamo-nos de que somos nada; mais passamos a não ter certeza das coisas. Uma das poucas certezas que tenho na vida é de que o meu Senhor está olhando por e para mim e Ele me ama. Esta é uma certeza muito valorosa! Quem sou eu pra Ele me amar, né? Mas Ele ama. Que maravilha! :) Nas próximas postagens, vou mencionar outras certezas que tenho tido e também outras incertezas que antes eram certezas, mas que após tanto quebrar a cabeça pensando e pensando, passaram pro lado das incertezas também ou então passaram pro lado da certeza de algo totalmente oposto ao que eu pensava. Coisa louca, hein!?!

Espero poder ter tempo pra falar de uns assuntos importantes com vocês. Entretanto, também vou falar das coisas corriqueiras e que não exigem tanto tempo pra que eu redija o texto.

Dentre o que tenho lido, estudado, pensado, debatido e refletido bastante, cito alguns dos assuntos que são: cristianismo verdadeiro, Calvino, amor, perdão, bebida alcóolica e fumo, eleição para salvação, profecias, pastores e seu preparo para ser pastores, pentecostalismo, graça; além de coisas como administração e música que vocês não estariam muito interessados em saber (risos)!

O que posso adiantar é que dos assuntos sobre os quais tenho refletido, na maioria deles - os polêmicos - é uma tarefa quase que impossível chegar a uma conclusão inquestionável. Após tanto ler, uma das lições que se tira é que é importante compreender ambas as opiniões, ambos os lados e suas justificativas para assim evitar julgamentos sem sentido. E é muito significativo chegar ao ponto de reconhecer que no fim das contas não sabemos de nada (ou quase nada!) e vir a assumir esta postura de humildade - o que é difícil pra maioria da nossa espécie.

Se eu fosse escrever agora uma monografia, um projeto, uma proposta, que seja, sobre 'Viver a Vida da Melhor Maneira' e nas primeiras páginas tivesse que enumerar algumas 'Palavras-Chaves' (universitários sabem do que isso se trata), estas seriam: Deus, amor, perdão, amor, humildade, amor, pessoas, amor.

Após estas divagações introdutórias pros próximos capítulos, vou-me!

Venham me visitar!

Beijos a todos,

Paulinha


*a foto acima ilustra minha alegria, o amor que sinto que Deus tem por mim e a grandeza das coisas simples (risos)!